Esteja a preparar-se para lançar a sua primeira loja on-line ou já estiver a gerir um negócio de e-commerce, encontrará alguns problemas e erros que devem ser evitados o mais rapidamente possível. Dito isso, existem maneiras de evitar alguns dos erros mais comuns enfrentados pelos empreendedores. Erros que levam possíveis compradores a procurar os seus concorrentes, tirar a sua loja das listas de ‘favoritos’ ou custar-lhes valiosas oportunidades de venda.
Aqui, detalhamos 10 dos erros de e-commerce mais frequentes.
Atendimento ao cliente lento ou inexistente
Um dos maiores problemas do comércio online é um atendimento ao cliente mau, lento ou até inexistente e a reputação da sua empresa depende em grande parte do sucesso deste princípio. Este deve ser rápido e dinâmico e conectado às realidades que os seus clientes enfrentam, às suas estratégias de expansão e aos seus produtos exclusivos. Deve incutir uma mentalidade de atendimento ao cliente em toda a empresa, em vez de torná-la apenas num departamento. Vincule resultados positivos do serviço ao cliente a incentivos para a sua equipe e veja o engajamento (juntamente com a receita) aumentar como resultado.
Design do site inadequado e um processo de pagamento complicado
Segundo o Salesforce, 74% dos clientes abandonam o carrinho de compras se acharem o processo de compra muito difícil. Essa é uma grande probabilidade de perder clientes antes mesmo de fazer uma compra. Não arrisque. Mantenha um processo de compra simples e direto, com um design limpo e visualmente agradável. Se não for intuitivo para os clientes, é provável que os perca. No final, verifique se a página de confirmação inclui todos os detalhes relevantes (datas de entrega, informações de contato do serviço ao cliente etc.) que o cliente poderá exigir após a compra.
Não conhecer o seu nicho
Antes de vender o seu produto, precisa saber para quem o vai vender. Fazer uma boa pesquisa de nicho é fundamental para o sucesso do seu negócio. Muitos comerciantes on-line deixam de dedicar a sua atenção a isso e acabam por vender muitos tipos de produtos para muitos tipos de clientes. A sua empresa precisa concentrar-se em um nicho específico que facilitará a segmentação do tipo certo de cliente.
Não investir em marketing de conteúdo
Se deseja aumentar o tráfego qualificado para o seu site, precisa dedicar tempo e energia para produzir conteúdo digno de compartilhamento. Um excelente marketing de conteúdo não é sobre a produção de conteúdo que você deseja que os seus clientes leiam, é sobre o que eles querem e os seus interesses. Criando uma estratégia de marketing de conteúdo com isso em mente, poderá conectar-se melhor aos clientes e criar confiança e autoridade para o seu negócio.
Falta de opções de envio
Cada transportadora oferece vantagens exclusivas. Embora a sua empresa possa não precisar dos serviços de todas as transportadoras, é melhor oferecer aos clientes uma seleção diversificada de opções de remessa. Alguns clientes procuram taxas mais acessíveis, enquanto outros desejam que os seus pedidos sejam enviados com remessa de dois dias ou durante a noite.
Não estar presente nas redes sociais
A sua marca precisa estar acessível numa variedade de plataformas, incluindo rede sociais. Uma presença ativa no Facebook, Instagram e outras plataformas relevantes para o seu nicho permite conectar-se com os clientes e promover o engajamento. Ao compartilhar um ótimo conteúdo com seu público e potenciais clientes, provavelmente eles o transmitirão aos seus próprios amigos e familiares.
Imagens pequenas e não profissionais
Ver imagens pequenas é um grande problema. Na sua loja online deverá ter uma parte que mostre fotos claras, grandes e com aparência profissional dos itens que oferece. Este segmento pode ser estático ou na forma de uma apresentação de slides.
Recursos de política em falta
Antecipe o que os compradores comuns frequentemente perguntam e reclamam. Portanto, você deve ter guias claros que abordem essas objeções, como “Política de Privacidade”, “Política de Envio e “Política de Devolução”.
Não pensar em brindes
Brindes e concursos são uma maneira eficaz de comercializar um produto, mas não são adequados para todos os nichos. Os brindes funcionam melhor com produtos consumíveis: cuidados com a pele, alimentos, suplementos e similares. Na realidade disponibilizar brindes ao consumidor não gera vendas mas ajudam a construir uma marca.
Não ter um plano de marketing sólido
Embora todo o e-commerce deva ter um plano de marketing completo que cubra todas as bases, alguns canais são obviamente mais eficazes que outros. Algumas empresas terão melhores resultados com publicidade online, enquanto outras brilharão com SEO ou redes sociais. O email também é um canal de vendas estável. Novas oportunidades surgirão naturalmente, mas um plano de marketing sólido, permitirá um crescimento estável e escalável.