O Instagram é uma das redes sociais de crescimento mais rápido – senão a de crescimento mais rápido que existe. Em apenas nove meses, de setembro de 2017 a junho de 2018, a seu número de utilizadores disparou de 800 milhões para mil milhões. Está claro pelas estatísticas que o Instagram teve um grande impacto na forma como as pessoas, e as empresas, funcionam diariamente. Tornou-se uma fonte chave para entretenimento, aprendizagem, comunicação e comércio.

Por que o marketing no Instagram é importante para o sucesso do comércio electrónico

Uma razão óbvia é o formato do Instagram. Por causa da sua natureza visual, o Instagram oferece oportunidades massivas para empresas de comércio electrónico que procuram mostrar os seus produtos. Há também o facto de que no Instagram existe mais engajamento do que nas restantes redes sociais. E embora as tendências parecem mostrar que este engajamento está a diminuir, a plataforma ainda produz taxas de engajamento mais altas para as empresas em comparação com o Twitter e o Facebook.

Mas os utilizadores do Instagram também costumam ser compradores online . De acordo com um estudo recente, 72% dos utilizadores dizem tomar uma decisão de compra depois de ver algo no Instagram.

Exemplos de marketing no Instagram

Já deu deu para perceber o quão importante é investir numa estratégia de marketing no Instagram, e quanto mais cedo os seus produtos ou serviços forem divulgados nesta plataforma, melhor. Seguem-se alguns exemplos comuns de marketing no Instagram.

1. Conteúdo Orgânico

Conteúdo orgânico é um termo abrangente que descreve qualquer conteúdo não pago que você publique, como fotos, vídeos e histórias. Estes posts devem estar no centro da sua estratégia de marketing no Instagram, porque será muito mais fácil vender se puder manter o seu público interessado organicamente. 

2. Anúncios de imagem e vídeo

Eles são exibidos nos feeds dos utilizadores da mesma forma que os posts orgânicos de outras pessoas, de modo que os seus anúncios possam estar no centro da experiência do utilizador. Esses anúncios incluem um botão de ‘chamada de ação’ que incentiva os utilizadores a realizar uma ação específica, como: “compre agora”, “saber mais”, “contacte-nos”, etc.

3. Anúncios carrossel

Os anúncios carrossel funcionam de maneira semelhante aos posts orgânicos que apresentam mais de uma imagem ou vídeo. Eles permitem a exibição de até dez imagens ou vídeos por post. Cada um desses itens pode ter o seu próprio link exclusivo 

4. Anúncios de ‘stories’

Esta é uma das melhores maneiras de vender no Instagram. Surgem entre as histórias do Instagram das contas que as pessoas seguem e podem oferecer uma experiência positiva para clientes em potencial. Também apresentam uma pequena tag “Patrocinado” no canto superior direito e uma ‘chamada de ação’ na parte inferior. Existe a opção de anúncios para publicar uma imagem ou um vídeo. O que quer que você decida, certifique-se de que sua história chama a atenção dos utilizadores que passam rapidamente pelo conteúdo.

5. Posts que se apresentam como loja online

Em 2018, o Instagram lançou um ótimo recurso que permite às pessoas comprar um item sem sair da aplicação. O Instagram Shopping é um recurso que permite que as empresas marquem produtos no seu conteúdo do Instagram. Quando o cliente em potencial clica nos itens marcados, é redirecionado diretamente para a página do produto no site da empresa. Você pode vender produtos por meio de posts e histórias assim que for aprovado como vendedor. Existe até a opção de criar uma loja no Instagram, se quiser levar as coisas para um nível superior. Lembre-se: você precisa de uma conta comercial do Facebook conectada para usar este recurso.