S I C A C R E A T I V E

Loading....

Existem muitos debates e especulações sobre o uso de Google Ads Vs. SEO.
Ambas as estratégias são excelentes ferramentas de marketing, não há dúvida sobre isso. Qual das duas é a melhor? A resposta é completamente subjetiva e depende das necessidades da sua empresa, mas vamos dar a nossa opinião sincera e alguns fatos para fundamentá-la.

O que é o Google Ads?

O Google Ads (anteriormente chamado de Google Adwords) é uma plataforma de publicidade do Google. Os anunciantes podem usar esta plataforma para posicionar os seus anúncios nas páginas de resultados de pesquisa do Google, nos produtos e serviços do Google (YouTube, Gmail, etc.) e em milhares de outros sites que participam do programa AdWords.
Como anunciante, pode optar por pagar quando alguém clica no seu anúncio (custo por clique ou CPC) ou quando as pessoas veem o seu anúncio (CPM ou custo por milhares de impressões). Todo o sistema funciona como um grande leilão, onde os anunciantes competem pelos locais de publicidade disponíveis.

O que é SEO?

A otimização de websites para motores de busca ou SEO tem a ver com a obtenção de melhores classificações nas páginas de resultados de pesquisa do Google e outros.
Para conseguir isso, é preciso garantir que um site seja compatível com os mecanismos de pesquisa. O objetivo principal é ter um site rápido e funcional, com conteúdo exclusivo que ofereça uma boa experiência ao utilizador final.

Google Ads Vs. SEO

Agora que já tem uma ideia do que são estas duas ferramentas de marketing digital, vamos ver como elas se comparam:

– A principal diferença entre os dois é a seguinte: o Google Ads é uma estratégia paga de curto prazo que pode gerar tráfego imediatamente. SEO é uma estratégia de longo prazo, projetada para criar confiança e autoridade que levam tempo, mas que servirá a sua empresa a longo prazo.
– O tráfego do Google Ads é pago enquanto o tráfego orgânico é gratuito.
– Os anúncios do Google Ads são exibidos na parte superior e inferior dos resultados de pesquisa do Google e, sob certas condições, pode obter-se uma dessas posições, mas com o SEO é preciso existir muito esforço para obter uma das primeiras posições nos resultados de pesquisa orgânica.
– Com o Google Ads é mais fácil calcular o ROI, enquanto com o SEO é mais difícil.
– Com o Google Ads é possível segmentar muitas palavras-chave ao mesmo tempo, enquanto que com o SEO precisa concentrar-se em algumas palavras-chave para obter melhores resultados.

Conclusão

O Google Ads e SEO não são concorrentes, mas são duas ferramentas poderosas disponíveis no seu arsenal de marketing digital que podem funcionar bem juntas.

À medida que uma marca cria uma estratégia digital, é essencial compreender os diferentes papéis do Google Ads e do SEO na criação de uma presença online. Quanto melhor as empresas puderem usar estes dois recursos para obter vantagens, melhores serão os resultados em potencial.

Leave a comment